segunda-feira, 19 de julho de 2010

Meus queridos,
Com receio de que vocês não leiam os comentários, decidi postar este aqui da professora Alessandra. É sem dúvida um excelente complemento da dica cultural para o espaço da Marinha. E aí? Se animou? Não deixe de visitar!!!



"Uma nova atração inaugurada ano passado, e que cai bem dentro do tópico Grandes Navegações, é a 'Nau dos Descobrimentos', que vem a ser um modelo de uma das naus da Segunda Armada das Índias de Pedro Álvares Cabral. E dentro dela há uma pequena exposição sobre o assunto.
Há uma semana foi reaberto para visitação parcial o Navio-Museu 'Bauru', um autêntico contratorpedeiro que lutou a 2a Guerra Mundial e foi completamente restaurado nos últimos três anos. A parte externa, o convés, já está aberta à visitação e a parte interna abrigará, em breve, uma exposição sobre o conflito mundial.
Aqui vai o link da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, que gere tanto o Espaço Cultural quanto os dois navios e ainda o Museu Naval na Pça XV de Novembro (R. D. Manuel, 15) que tem uma sala expositiva (a sala 1 - Rumo à Terra Prescentida) dedicada às Grandes Navegações (Link: http://www.mar.mil.br/dphdm/museu/cir_expositivo/poder/poder_circ.htm).
Detalhe: o Espaço, a Nau, o Navio-Museu e o Museu Naval têm entrada franca. (http://www.mar.mil.br/dphdm/)"

quinta-feira, 15 de julho de 2010

DICA CULTURAL PARA AS FÉRIAS

Olá meus queridos,
enfim...FÈRIAS!!!! TUDO DE BOM!!!! Só que férias de inverno...chuva, frio...o negócio mesmo é um bom programinha em família ou com os amigos. Segue aqui minha dica de programa cultural super bacana para todos se divertirem e aprenderem. Para nós, servirá inclusive como uma aula introdutória já que nosso próximo assunto são as grandes navegações e descobertas. Não deixe de visitar o Espaço Cultural da Marinha. Abaixo, um breve resumo sobre o local.


ESPAÇO CULTURAL DA MARINHA


A área de mil metros quadrados abriga e conta a história da navegação através de mapas, maquetes e equipamentos usados em antigas embarcações. Entre os destaques estão a Galeota D. João VI, uma embarcação a remo construída em 1808 e utilizada pela família real em seus deslocamentos pela Baía de Guanabara; e as peças recuperadas em naufrágios pela costa brasileira. No cais estão ancorados o submarino Riachuelo e um helicóptero que funcionam como museus flutuantes. Do espaço partem passeios para a Ilha Fiscal.


Local: Espaço Cultural da Marinha.
Endereço: Av. Alfred Agache s/nº - próximo à Praça XV.
Bairro: Centro.
Tel.: (21) 2233-9165
(21) 2104-6025 / (21) 2104-6879
Horário: terça a domingo, das 12:00 às 17:00.
Preço: visitação gratuita.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Trecho do filme Elizabeth

Olá queridos,
abaixo você consegue visualizar o trecho do filme Elizabeth que pudemos assistir em aula. Perceba o momento em que Elizabeth se prepara para assumir o trono inglês. Ela literalmente se despe da humanidade para se vestir com todos os símbolos de poder político e religioso do absolutismo.

Elizabeth (1998) - Part 12 (final)

segunda-feira, 5 de julho de 2010

RETA FINAL PARA A 2ª CERTIFICAÇÃO

Meus queridos,
entramos na reta final para as provas da 2ª certificação. Vocês já receberam os calendários e os conteúdo para as povas. Aproveitem para estudar o quanto antes. Aproveitem também estas aulas da última semana anterior às provas. Não deixem de revisar os conteúdos e tirar, com os professores, todas as dúvidas. A 2ª certificação, na maioria das disciplinas, tem contéudos menores, já que tivemos pouco tempo entre uma e outra avaliação. Não percam esta chance! É a hora de vocês se recuperarem ou manterem os bons resultados da 1ª certificação. Depois não vão dizer que eu não avisei!
Beijos e bom estudo!