domingo, 22 de agosto de 2010

CARAMURU

Olá queridos,
abaixo um pequeno trecho do filme Caramuru - a Invenção do Brasil. Este engraçado filme brasileiro dirigido por Guel Arraes conta a história do degredado Diogo Alvarez que acabou se tornando chefe indígena aqui no Brasil. Claro que o filme tem mais compromisso com a diversão do que com análises mais profundas da história. Até porque, seja um filme ou uma imagem, ainda que uma fotografia, nunca é o real, mas uma possibilidade ou uma representação dele. De qualquer forma, vale a pena conferir até para contrastar com o que estudamos e perceber uma nova visão sobre este período tão interessante da história do Brasil. Já viu? Reveja agora sabendo mais sobre a expansão marítima portuguesa. Ainda não viu? Não perca tempo...esta primeira parte te dará só um gostinho. As demais partes você encontra no youtube ou na locadora mais próxima. Divirta-se!

Caramurú a invenção do Brasil parte 01

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dicas para um bom trabalho em grupo!

É meus queridos, esta semana está mesmo sendo puxada. Muitos trabalhos de várias disciplinas para aprontar em pouco tempo, não é? Pois bem, não deixe de seguir as seguintes dicas para um bom trabalho:
1. Tente manter os mesmos grupos para outros trabalhos das disciplinas, pois isto ajuda na organização.
2. Aproveite ao máximo o tempo que o grupo tem junto. Não deixe que nenhum membro do grupo atrapalhe este momento juntos, pois é aqui que as idéias surgem para um bom trabalho.
3. Prefira os encontros na escola em turno oposto. Fica mais fácil para todos se encontrarem num local seguro e conhecido. Procure com os funcionários o melhor lugar para vocês se encontrarem. O laboratório de informática é uma ótima pedida, pois nele você pode consultar a internet, além de utilizar programas interessantes para o trabalho.
4. Não deixe para a última hora!!!! Trabalhos feitos às pressas quase nunca são bons! Planeje-se!
5. Esforce-se para fazer trabalhos com bons conteúdos e boa apresentação. Estes 30% da nota são super importantes! Não os menospreze jamais!

Slides sobre Expansão Marítima e mercantilismo

Meus queridos,
abaixo temos os slides analisados em aula com algumas turmas sobre expansão marítima e comercial. Nele você encontra as características, causas, objetivos e consequências deste grande acontecimento da Idade Moderna. Além do livro e das aulas, os slides também são bons materiais para estudo. Aproveitem!
beijocas

Expansão marítima e mercantilismo

Check out this SlideShare Presentation:

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dica de Marco Antônio

Galerinha,
o aluno Marco Antônio da turma 705 enviou por comentário uma dica maneira para o trabalho em grupo sobre as grandes navegações. Ela serve apra todos, mas principalmente aos grupos que escolheram o tema Caravelas e Cia. O site é http://www.museutec.org.br/previewmuseologico/tecnicasdenavegacao.htm
Eu já vi e gostei! Valeu Marco!
Beijocas
Carol