quinta-feira, 28 de outubro de 2010

AS DIFERENTES CORES DA ESCRAVIDÃO ATRAVÉS DAS AQUARELAS DE DEBRET

amorecos,


vocês conhecem Debret? Jean Baptiste Debret foi um famosíssimo artista francês que veio ao Brasil no século XIX. Aqui chegando, se interessou por quase tudo que viu e se tornou um grande cronista. Suas pinturas retratavam cenas do cotidiano do Rio de Janeiro do século XIX. Aqui coloco para vocês algumas aquarelas de Debret sobre escravos no Brasil. Nelas vocês vão ver que as funções, status e possibilidades dos escravos variavam muito.
O primeiro tema que proponho é sobre os diferentes tipos de funções dos escravos. Vimos em sala que os escravos urbanos e rurais tinham diferentes funções e acabavam também vivendo de forma bastante diferente.

Os escravos domésticos se associavam muitos mais a seus senhores.

 
 
 
 
 
 
 
 
Já os escravos de ganho trabalhavam para seus donos normalmente no comércio e por vezes conseguiam recursos para comprarem sua liberdade.




Os escravos rurais que trabalhavam na lavoura eram sem dúvida os mais sofridos.
Agora vejamos, também nas gravuras de Debret exemplos de punições aos escravos. Como sabemos, as técnicas de punição e torturas eram muito usadas pelos senhores de escravos no Brasil. Estas eram consideradas não só um direito, mas um dever do senhor já que para estar apto ao trabalho e submisso às ordens dos brancos, o escravo deveria estar acostumado ao sofrimento. Nas gravuras temos negros no pelourinho sendo açoitado e outros no tronco.


Ao lado, a máscara de zinco que impedia a alimentação.
Sabemos que as formas de resistência do negro foram inúmeras. As mais conhecidas foram as revoltas, fugas, formação de quilombos e resistência cultural, sobretudo religiosa expressa no candomblé. Aqui Debret nos mostra uma outra forma de resistir aos sofrimentos: a alegria!Mesmo diante de toda a dor que representava a escravidão era possível sorrir. Esses negros estão felizes tocando numa festa ou brincando num dia de carnaval.


Acredito que esta é sem dúvida uma grande característica do povo brasileiro que possivelmente foi deixada para nós pelos escravos: ser feliz e alegre, apesar de tudo.

BEIJOCAS!

Atividade on line

Galerinha,
entrem no site http://www.sohistoria.com.br/jogos/4.php e tentem responder corretamente às lacunas. E aí, acertou? Eu acertei tudinho...risos
beijocas

3ª certificação de história

Meus queridos,
conforme dito a todos durante as aulas, só confirmando, a matéria de história para nossa última certificação será:
1. Os Estados Nacionais, Absolutismo e Mercantilismo - conteúdo que você encontra em folhas extras e no capítulo 13 do livro.
2. Descoberta do Brasil e período pré-colonial - este você encontra no último módulo do capítulo 10.
3. Colonização do Brasil - este é um longo tema que inclui os sistemas administrativos, capitania e Governo Geral, economia colonial , sistema de plantation, pacto colonial, outros produtos como o gado e suas características, escravidão indígena, tráfico negreiro e escravidão negra africana e seus diferentes tipos ou funções. Como o tema é longo, você encontra nos capítulos 14 e 15.
Não deixe de estudar bastante!!!! Estou dando uma olhada em sites maneiros que possam ajudar nos estudos. Assim que encontrar blogo pra vocês.
Beijocas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Colonização Portuguesa na América

Oi gente,
posto abaixo a aula com os slides sobre colonização do Brasil. Analise os textos com atenção. Eles serão de muita utilidade para o estudo para a última certificação.
Beijocas

Colonização portuguesa na américa

Check out this SlideShare Presentation:

Vídeos sore escravidão indígena e negra

Meus queridos,
as imagens que alguns viram em aula e outros verão aqui no blog são fortes. Fortes e dolorosas como a história foi. Não dá para fingir que não existiu. Palavras como escravidão ou tráfico negreiro soam fraco quando não visualizamos a real desgraça que elas significaram. Por isto, achei importante postar aqui estas imagens. Numa delas vemos o primeiro capítulo do seriado da Globo "A muralha". Neste caso, bandeirantes faziam escravos indígenas atacando aldeias. Sabemos hoje, e isto foi dito em sala, que muitos destes bandeirantes eram indígenas, descendentes e mestiços empobrecidos das regiões paulistas que utilizavam a captura e venda do indígena como meio de sobrevivência. A escravidão indigena, portanto, foi muito utilizada no Brasil durante mais de século. O outro vídeo é o trecho do filme "Amistad" de Steven Spilberg que mostra a trajetória do negro feito cativo na África que cruza o Oceano Atlântico no navio negreiro e chega às Américas (no caso do filme em Cuba) para ser vendido como mão-de-obra. Comércio absurdamente lucrativo e muito importante para o Brasil a partir do final do século XVII e, sobretudo, século XVIII. O trecho que mostrei em sala era só do filme. Procurando no youtube, achei este trecho com uma leitura do poema Navio Negreiro de Castro Alves. Não resisti.
beijos e bom feriado a todos

Navio Negreiro

A Muralha - Cap. 01 - 1ª Parte