terça-feira, 24 de abril de 2012

Mais sobre o Palácio de Versalhes

Atendendo a pedidos, mais links sobre o Palácio de Versalhes. Olha que visita virtual maneira. Você ainda pode visualizar as obras de artes encontradas no Palácio. Divirtam-se.
beijocas

Caça-palavras sobre absolutismo

Queridos,
olha só que maneiro!!! Encontrei assim blogando do nada este link com um jogo super legal de caça-palavras. As palavras são em relação ao Absolutismo. Achei legal fazer. Vejam o que acham?
Beijocas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Palácio de Versalhes

Meus meninos,
hoje na aula vimos algumas imagens em 3d do Pal´cio de Versalhes (postada aqui no blog). Percebemos que o esforço de construção de uma arquitetura poderosa e monumental daquelas pouco tem a ver com necessidade de moradia e sim com demonstração do poder absoluto da monarquia francesa. 
Vocês ficaram curiosos sobre o palácio por dentro. Achei este site com algumas imagens bacanas. Reparem nos aposentos da Rainha. LUXO SÓ! 

ORIENTAÇÕES PARA AVALIAÇÃO

Amorecos,
as provas estão chegando. Não se esqueçam de estudar com antecedência já que são muitas provas. Conforme combinado, posto aqui algumas orientações. 




Os conteúdos são:

terça-feira, 10 de abril de 2012

A formação dos Estados Europeus na Idade Moderna

É meus amigos, já estamos num novo assunto. Eis a Idade Moderna! Vemos esta semana a Europa fragmentada da Idade Média, centralizar-se novamente em Estados na Idade Moderna. Conversamos também sobre a tendência a concentração de poderes que havia neste período. Os monarcas se esforçaram por se tornarem absolutos em seu poder, embora saibamos de seus limites. Esta tendência absolutista está expressa em algumas pinturas feitas para monarcas no período. Repare nas imagens os símbolos de poder político, religioso, militar e centralizado que os monarcas queriam demonstrar.




Além de todos os elementos de poder expressos na grande rainha inglesa Elizabeth I, o pintor fez questão de trazer ao fundo o poder naval da Inglaterra.















Eis Luis XIV, monarca francês, em bela pintura demonstrando seu poder absoluto: trono, coroa, manto, espada e todo o simbolismo deste monarca que se auto proclamava o "Rei Sol".


















Luís XIV transferiu sua corte para o Palácio construído em Versalhes, então região rural da França. O palácio com seus belíssimos jardins já é por si só um esforço de demonstração de poder que se quer absoluto, não?




Gostou do Palácio? Veja mais em http://maps.google.ca/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=Palace+of+Versailles&sll=48.837379,2.113152&sspn=0.094005,0.270538&ie=UTF8&hq=Palace+of+Versailles&hnear=Palace+of+Versailles,+Versailles,+France&t=p&layer=c&cbll=48.80489,2.120045&panoid=1AeyW7Dy2XbTE9EW3BT_WQ&cbp=12,131.35,,0,1.21&ll=48.802429,2.122419&spn=0,359.96335&z=15


Saiba mais sobre as monarquias absolutistas em http://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/o-absolutismo-europeu-monarquia-e.html



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Site do webquest

Oi amores,
conforme combinamos, posto o site da webquest para aqueles que quiserem ir adiantando o trabalho. http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=9131&id_pagina=1

Aproveito a postagem para desejar a todos uma Feliz Páscoa!