segunda-feira, 11 de junho de 2012

Roteiro de trabalho!!!

Olá queridos,
acesse aqui para ler o roteiro da atividade desta certificação. Seu valor é de 2,0 pontos e consiste na elaboração de uma mapa interativo com as principais rotas marítimas e comerciais estudadas. Capriche. O trabalho será feito nas aulas de informática educativa. 
Beijocas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Animação sobre mercantilismo

Viajando pelo youtube, a partir da dica da Ana Angélica, vi esta animação sobre mercantilismo feita pelo professor Rodrigo Araújo. Achei legal e por isto compartilho.

Mercantilismo

Valeu, Ana!

Olá queridos,
a aluna Ana Angélica da turma 703 me enviou este vídeo abaixo. Muito maneiro! Eu adorei! De forma bem humorada, a animação mostra as causas e características da Expansão Marítima Portuguesa, bem como os motivos de seu pioneirismo e os interesses (econômicos e políticos) envolvidos. A viagem de Cabral ao Brasil ganha também destaque. Não deixem de assistir!
Beijocas

Grandes Navegações

sexta-feira, 1 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO NO CCBB SOBRE CULTURA MAIA



Dica Cultural da semana:
Já está rolando no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) uma exposição sobre a cultura maia. Alguns grupos apresentaram lindos trabalhos sobre os maias. Lembro bem que muitos alunos gostaram dos ciclos do calendário maia e ficaram aliviados em saber que o mundo não vai acabar este ano...
A exposição "Rabin Ajaw - A filha do rei" é sobre a cultura do povo maia, a partir de elementos como vestuário e rituais. Os habitantes da Guatemala, herdeiros desta civilização, de população majoritariamente indígena, são o ponto de partida da mostra que reúne fotos, indumentária e vídeo. 
Clique aqui e saiba mais.

ATIVIDADES SOBRE O FILME "CARAMURU"



Olá queridos,
Conforme combinado, amanhã faremos uma atividade sobre o filme "Caramuru - A invenção do Brasil" e os conceitos e conteúdos que estudamos: expansão marítima e comercial; descobrimentos; conquista da América; Brasil pré-colonial. Foi muito legal assistir ao filme com vocês e perceber que a maioria gostou muito. Estes primeiros contatos dos europeus com os povos encontrados nas Américas a partir das navegações deve ter sido mesmo um período de muitas aventuras. Para que ninguém fique de fora da atividade, caso você não possa estar na aula amanhã, clique aqui e você terá acesso ao arquivo com as questões propostas. Não consegui uma configuração legal pelo Google docs. Se você preferir, ajuste o arquivo no word antes de imprimir. Faça com atenção e me traga na próxima aula (dia 14/06) certo? Beijocas.