sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Brasil: os primeiros anos

Olá meus queridos,

 Alguns alunos me pediram nos comentários orientações de estudo enquanto não retornamos. Abaixo, seguem alguns assuntos, orientações e atividades.


Os próximos assuntos que estudaremos se relacionam a chegada dos portugueses ao Brasil e ao processo de domínio e exploração que aqui impuseram. A colonização portuguesa no Brasil é um vasto assunto. Ainda no capítulo 11, no último módulo (páginas 160 e 161) podemos analisar os primeiros anos depois da chegada dos portugueses na Bahia. Não havia ouro no Brasil e por isto, para muitos comerciantes portugueses, as especiarias orientais continuavam mais interessantes que a exploração do Brasil. Por outro lado, alguns portugueses viam no pau-brasil (madeira abundante no litoral brasileiro - daí nosso nome) uma possibilidade de lucros. O contato com algumas tribos indígenas foi inicialmente amistoso. Muitos brasileiros (como eram chamados os comerciantes da madeira) usaram os indígenas para a extração do pau-brasil. Davam ao índio alguns objetos que para os europeus não tinham muito valor, mas eram queridos pelos indígenas, como espelhos, miçangas, pedaços de tecidos, objetos de metal. Chamamos de escambo estra troca de trabalhos por produtos. Leiam com atenção às páginas 160 e 161. Se puderem, façam as atividades 1 e 2 da página 161.

Também vale a pena dar uma olhada nas páginas 164, 165 e 166. Temos nelas dois relatos ótimos mostrando estes primeiros anos de exploração portuguesa sob o ponto de vista dos indígenas. Vale responder às perguntas das páginas 164 e 166, referentes aos documentos IV e V.


Beijocas

2 comentários:

comentem, perguntem, participem