quinta-feira, 19 de abril de 2012

ORIENTAÇÕES PARA AVALIAÇÃO

Amorecos,
as provas estão chegando. Não se esqueçam de estudar com antecedência já que são muitas provas. Conforme combinado, posto aqui algumas orientações. 




Os conteúdos são:

1. Formação do feudalismo na Europa Ocidental (Alta Idade Média)

  • Conceitos importantes: descentralização política, economia auto-suficiente, servidão, vassalagem, suserania ruralização econômica, sociedade estamental, funções dos grupos sociais, pensamento religioso medieval, teocentrismo, funções sociais do clero católico.
  • Material de apoio para estudo: anotações no caderno, capítulo 2 do livro didático, folha extra com atividades.

2. As transformações na Baixa Idade Média

  • Conceitos importantes: inovações agrícolas, excedente agrícola, aumento populacional, renascimento comercial, renascimento urbano, formação da burguesia, caracterização das cidades e feiras medievais, cruzadas.
  • Material de apoio para estudo: capítulo 7 do livro didático, além de anotações no caderno e folha de exercícios.

3. A formação dos Estados Europeus e Absolutismo.

  • Conceitos importantes: Estado Moderno, nação, interesses de reis e burgueses, aliança rei-burguesia, reconquista Ibérica, características do absolutismo, mudanças na sociedade (novas funções da nobreza cortesã vinculada ao Estado, bem como a ligação dos Reis absolutistas e grupos sociais dominantes - nobreza, clero, burguesia).
  • Material de apoio para estudo: folha de texto e exercícios extras. (estes assuntos também encontramos nos capítulos 9 - somente módulo I-  e capítulo 15 -somente os módulos I e II). Obs.: No caso deste conteúdo 3, é preferível se guiar pela folha extra que corrigimos hoje (textos e exercícios). Use o livro somente como apoio.

Beijocas

22 comentários:

  1. Obg, professora!!!! Espero que esteja bem fácil...

    Bjs, Carol (702)

    ResponderExcluir
  2. É sempre fácil para quem estuda e acompanha as aulas. Não se preocupe! Beijocas e bom feriado para você!

    ResponderExcluir
  3. MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Isso vai ajudar bastante para estudar (coisa que estou fazendo agora) era tudo que eu queria!
    Bjus,
    Carol-703

    ResponderExcluir
  4. Oi, professora!!
    Muito obrigada por postar a matéria! Já comecei a estudar, melhor com esse "guia".

    Beijos,
    Diovana (702)

    ResponderExcluir
  5. oi professora brigada assim facilita muito o estudo bjs veronica 703

    ResponderExcluir
  6. Obrigado professora assim eu vo gabaritar :)
    Luiz Antonio -703

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Risos....vou ficar muito feliz se você gabaritar, Luiz!!!! Mas estudando bem, se esforçando e fazendo uma boa prova, já me deixará também muito satisfeita.
      Beijocas e bom feriado!

      Excluir
  7. Professora, poderia me explicar oque é suserania ruralização econômica ? Bjs (: 703 - Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queridiinha entre no yahoo respostas..sua professora é ocupada.. ;/

      Excluir
    2. Claro, meu amor...
      só desculpe o atraso, já que estive mesmo ocupada com as prova e aulas. Suserania é a relação entre o suserano (senhor feudal) e que doou feudo a um cavaleiro ou outro senhor (vassalo). Entre estes nobres feudais cria-se um vínculo responsabilidade recíprocas (honra, fidelidade, proteção militar, etc). Já a ruralização foi o processo que ocorreu na Europa Ocidental a partir das invasões dos chamados bárbaros. O comércio foi diminuindo, as cidades se tornando perigosas com guerras, e a vida econômica foi ficando cada vez mais rural, auto-suficiente e fechada nos feudos.
      Beijocas

      Excluir
  8. professora obrigada pela postagem,mais estou nervosa pra fazer a prova,já estudei tudo o que estava escrito,mais não largo o nervosismo,tenho certeza que vou me dar bem nessa prova,quem sabe até gabarito?
    beijos,Andrea(701)

    ResponderExcluir
  9. Professora to nervosão !!! e muita coisa pra estudar ;( espero me dar
    bem , veleu pela a orienteção !!

    Anderson ,701

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro a IDADE MÉDIA,os vestidos,costumes....pode até me achar maluca,mas,admiro muito!
    Abraços,
    Ana Angélica
    T:703

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina se eu vou te achar maluca, minha linda....
      Eu também confesso que gosto muito. Gostou das golas altas para a nobreza e rainhas, né? risos....só olhando os súditos de cima...
      Veja que até hoje, a moda medieval continua dando frutos. A gente vê uma gola ali, uma manga parecida ali, né?
      beijos

      Excluir
  11. Muito Obrigada Professora!!! Espero que eu tire uma nota boooa!! Beeeeeeijos
    Daniella 702

    ResponderExcluir
  12. Obrigada prof.Este resumo me salvou,vou dar o máximo de mim na sua prova.(701)

    ResponderExcluir

comentem, perguntem, participem