terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MATÉRIA COMENTADA PARA PI

Conforme combinado, disponibilizo abaixo os conteúdos que serão cobrados em nossa PI. Estudem bastante!!!

Os conteúdos são:



1. Transformações políticas, econômicas e sociais na Baixa Idade Média - basicamente o que cobraremos gira em torno do renascimento urbano e comercial. É importante saber de que forma o comércio renasceu na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média, a importância das feiras medievais e a renovação da importância das cidades. Além, claro do surgimento de novos grupos sociais como os setores burugueses e trabalhadores livres. (módulo II e III do capítulo 7)

2. Expansão Marítima Européia - Neste tema, os itens importantes são: as condições favoráveis desenvolvidas por Portugal, os objetivos comerciais portugueses na expansão marítima, a importância econômica das especiarias, bem como as consequências para os europeus de todo este processo. (capítulo 10)


3. Conquista e montagem do Sistema Colonial de base mercantilista - Estudamos alguns conceitos em aula que se encontram ao longo dos capítulos estudados e nas folhas extras, como: sistema colonial, metrópole, colônia, colonização de exploração, pacto ou monopólio comercial.

4. Colonização da América Portuguesa: economia e sociedade


- Chegada dos portugueses, motivos do desinteresse inicial, escambo do pau-brasil. (módulo IV do capítulo 11)
- Sistemas administrativos: capitanias hereditárias e governo geral. (capítulo 12)
- Economia colonial: montagem da lavoura canavieira e características das plantations, características da pecuária interiorana, demais produtos produzidos e exportados pelo Brasil.(capítulo 16)
- Escravismo: escravidão indígena (catequese, guerra justa, ampla utilização em regiões como São Paulo), substituição pela escravidão negra africana em algumas regiões (motivos), a vida do escravo (urbano, rural, doméstico, de ganho). (capítulo 12 e 16)

15 comentários:

  1. Professora, valeu mesmo.Esses itens que você listou, mais os resumos no caderno, junto à algumas páginas do livro facilitam tudo. ;D

    Um abraço,

    Gabriel Ribeiro - 703

    ResponderExcluir
  2. Valeu professora,assim fica mais facíl de estudar.Tomara que a prova esteja facíl.

    Beijocas,
    Renan T:703

    ResponderExcluir
  3. Brigada prrofessora,me ajudou muito,estou estudando com a Fernanda,e com isso,vou me dar muito bem na prova

    ResponderExcluir
  4. Como sempre arrasando professora...
    Ótimo resumo....
    Obrigada por tudo:
    Broncas, risadas etc...
    Realmente posso dizer que o pedro II ainda tem com oque ser louvado.. pois abrigada nele pessoas como vc... Além de excelente professora é amiga companheira dos alunos e passa pra eles todo esse seu brilho que contagia a todos.
    Obrigada do fundo de meu coração pela paciência (que eu sei que não foi pouca), por me fazer ter certeza que eu tenho uma amiga dentro deste colégio que está sempre pronta pra ajudar.

    Professora Carolina você é aquela pessoa que faz falta e que vai deixar saudades...

    Realmente o mundo seria completo se só existissem pessoas como vc...

    Beijos

    Rafaela - 703

    ResponderExcluir
  5. Rafaela, querida,
    que maravilha seu comentário. Certamente vocês também deixarão saudades. Agradeço a vocês meus queridos alunos pelo aprendizado. Fico feliz de ser útil e de participar, ainda que um pouquinho, desta longa caminhada da vida de vocês.
    Um beijo enorme
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Olha,tenho que concordar com a Rafaela.Parabéns pela ótima professora que você é!Você realmente será lembrada.Mas vou parar de elogiar pra você não ficar se sentindo por aí ¬¬...Tô zuando professora, valeu mesmo por tudo!

    Um forte abraço,

    Gabriel Ribeiro - 703

    ResponderExcluir
  7. Um abração, querido Gabriel! Pode deixar que não fico me sentindo não....mas, também, com alunos como vocês, fica difícil não ficar toda toda por aí...
    Beijocas
    carol

    ResponderExcluir
  8. Professora sei que corre o risco de você ver depois da prova mais queria uma resposta urgente!!!Que é como o comercio renasceu na Europa .Sei que foi erro meu pois como estava com medias muito boas não me preocupei em ver isso antes mas queria muito uma resposta!Espero que veja a tempo.Bjsss Thais 702

    ResponderExcluir
  9. Professora desculpa eu estar te pertubando denovo mas não entendi nada da número três!!!Bjss thais 702

    ResponderExcluir
  10. Thaís, querida,
    você não entendeu a número 3? Mas fizemos um exercícios super parecido, lembra? A pergunta era a importância econômica do pau-brasil, ou seja, o que fazia os portugueses virem de tão longe para pegar a madeira. Neste caso, era seu interesse na tintura vermelha, principalmente.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Thaís,
    sobre o comércio, realmente não tive tempor de ver sua pergunta antes da prova, ate potque você escreveu no dia da prova de madrugada, né? Conversei tanto com vocês para não ficar até tarde estudando...dormir cedo, lembra? Mas não dá, né? risos...
    Só pra tirar a dúvida, o comércio renasceu a partir do desenvolvimento da produção agrícola dos feudos e do crescimento populacional que estimulou a reativaçao do comércio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Professora , não pude fazer a prova , por problemas médicos, queria saber qual é a matéria da prova de 2º chamada .
    Como disseram meu colegas de turma , sentiremos muita falta da senhora .
    Beijos , Bárbara - 703

    ResponderExcluir
  13. OI bárbara, querida,
    já está tudo bem? Melhoras, tá?
    A matéria é a mesma da PI. Fique tranquila.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Professora foi só um susto , mas estou bem melhor .Obrigado pela resposta .
    Beijos , Bárbara - 703

    ResponderExcluir
  15. Caramba, professora, eu nem acredito que estava na escola no dia 23 de DEZEMBRO.Eu até me esqueci do natal e só me lembrei porque hoje eu vi no calendário.Mas em fim, já que não sei se vamos nos esbarrar no colégio na semana que vem só vim para desejar a você e sua família um bom natal e um feliz ano novo.Você vai ficar em janeiro, né?Entediante...¬¬De qualquer modo boas férias, por que as minhas começam na quarta depois da vista de prova de inglês - graças a Deus. ^^

    ResponderExcluir

comentem, perguntem, participem