segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Comércio de escravos

Em outubro do ano passado, fiz uma postagem de que gostei muito. Ela tratava do comércio de escravos entre África e América através do filme "Amistad". O filme Amistad, de Stevie Spilberg em 1997, basea-se na história real de um grupo de cativos africanos e sua luta pela liberdade na América do Norte. Neste trecho de 7 minutos postado no blog, vemos em ricas imagens o relato do personagem principal Cinque, interpretado pelo ator beninense Djimon Hounsou, sobre sua trajetória da África à América. O poema Navio Negreiro de Castro Alves, numa belíssima leitura de Paulo Autran, acompanha as imagens do relato. Acho que ainda vale a pena vermos essas cenas. Apesar de chocantes, elas nos dão uma triste dimensão do comércio de gente, algo tão comum durante séculos.
Veja o trecho no link












4 comentários:

  1. Professora,
    Eu queria saber se a senhora vai passar alguma atividade(valendo ponto ou não ) no sábado , na turma 703 .
    Bjs , Bárbara

    ResponderExcluir
  2. Bárbara, querida,
    conforme eu havia combinado com vocês, teremos uma atividade valendo 2 pontos no sábado da 10 de dezembro. Caso você não possa ir, olhe no blog que postarei a atividade para vocês. Aí é só fazer em casa, imprimir as respostas e me entregar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, já tinha visto uma vez esse filme no Telecine, mas não lembrava do nome.Muito bem feito, mas eu fiquei imprecionado com as cenas...Imprecionado e triste só de pensar que por tanto tempo foi assim que as coisas funcionaram.Homens tão frios e cruéis que faziam pessoas sofre e matavam sem sentir nada.Eu sei lá...É revoltante :(


    Abraços,

    Gabriel Ribeiro - 703

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Gabriel. Passei o trecho do filme para vocês com esta ideia. Entendermos de forma profunda que o comércio de gente foi algo pavoroso que durou séculos. Não podemos esquecer isto, né? Lembrar e não permitir que os erros se repitam. Esta é uma das funções do estudo da História.
    Beijocas

    ResponderExcluir

comentem, perguntem, participem