domingo, 11 de novembro de 2012

E a África colonizou o Brasil

Olá queridos,

Mais um fim de ano se aproxima... Organizamos esta semana nosso último projeto de trabalho em grupo. Vimos o quanto é fundamental compreendermos melhor as relações entre Brasil e África durante o período colonial. A África, afinal, também colonizou o Brasil. De lá vieram muitos escravos de diversas regiões, produtos, homens livres, hábitos culturais, religiões, língua e uma infinidade de diferentes características que também formaram o Brasil como povo híbrido e miscigenado racial e culturalmente. Neste trimestre, escolhemos a culinária afro-brasileira como expressão dessas relações. Os alimentos indígenas, europeus e africanos se misturaram, como na gravura de Debret, dando novos sabores ao Brasil. Cada turma irá elaborar um pequeno livro de receitas, bem um vídeo de um programa culinário de TV cujo tema é a cultura afro-brasileira iniciada no período colonial. Também havíamos combinado que para auxiliar a pesquisa de vocês, disponibilizaria aqui alguns textos que acho que podem ser úteis. Abaixo, os links com os textos. 

Camões com dendê
A doceria dos engenhos
Culinária afro-brasileira
Sabores do Brasil

5 comentários:

  1. Professora, eu tenho uma dúvida sobre o trabalho: o grupo 3 deve fazer reportagens (sobre curiosidades, produtos) dentro do programa de culinária (grupo 2) e as propagandas ou um novo programa/quadro e as propagandas?
    Fabi Turma: 702

    ResponderExcluir
  2. Oi fabi,
    Tudo que fizerem deve se relacionar ao programo de culinaria do grupo 2. Nao e um novo programa. Beijo

    ResponderExcluir
  3. professora, sobre o trabalho eu fiquei com a parte de fazer a introdução e eu n sei o que para fazer na introduçao vc poderia me dizer??

    ResponderExcluir
  4. Daniel,
    querido, amanhã já era para termos vídeos para aprontar. Acho melhor conversarmos amanhã.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja fiz uma introdução so n sei se esta correto. daqui a pouco estou enviando

      Excluir

comentem, perguntem, participem