sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MEMÓRIAS E SABORES DA ÁFRICA



MEMÓRIAS E SABORES DA ÁFRICA

“O negro introduziu na cozinha o leite de coco-da-baía, o azeite de dendê, confirmou a excelência da pimenta malagueta sobre a do reino, deu ao Brasil o feijão preto, o quiabo, ensinou a fazer vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, angu e pamonha.
A cozinha negra, pequena mas forte, fez valer os seus temperos, os verdes, a sua maneira de cozinhar. Modificou os pratos portugueses, substituindo ingredientes; fez a mesma coisa com os pratos da terra; e finalmente criou a cozinha brasileira, descobrindo o chuchu com camarão, ensinando a fazer pratos com camarão seco e a usar as panelas de barro e a colher de pau.”

Muito se diz sobre a colonização dos portugueses no Brasil. Mas não há dúvida de que africanos também nos colonizaram. Seus hábitos culturais se fundiram aos dos indígenas e europeus que para cá vieram. Se portugueses foram trazidos por suas caravelas em busca de ouro e novas especiarias, levas e levas de negros africanos de origens étnicas diversas vieram à força e amargaram muito sofrimento em tristes navios negreiros. Mas não vinham sós. Traziam consigo a força cultural de uma África viva na triste memória destes que foram feitos de escravos. Trouxeram seus conhecimentos, hábitos, gostos, paladares. E que paladares...
Este projeto busca reviver a memória africana através da culinária. Não há meio mais gostoso. Os alunos do 7º ano, sob a orientação dos professores (eu, Carolina e Alcidésio) pesquisaram sobre alimentos e comidas trazidas da África ou reinventadas no Brasil. A partir desta pesquisa, os alunos gravaram um programa culinário, que logo estará aqui no blog, e fizeram um livro virtual de receitas. Nos divertimos muito com o projeto. Espero que todos apreciem e se divirtam. E porque não....se inspirem com os sabores da África. Abaixo, os links com os e-books prontos.




4 comentários:

  1. Ficaram muito legais esses trabalhos!!
    Diovana (702)

    ResponderExcluir
  2. Valeu, querida. Parabens pelo trabalho de voces. Bj

    ResponderExcluir
  3. Professora,
    Adorei participar da realização do trabalho!!!!!!!!!!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. olá hj te vi pela televisão

    ResponderExcluir

comentem, perguntem, participem