sábado, 9 de abril de 2011

SLIDES SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NA BAIXA IDADE MÉDIA

Olá, meus queridos,
abaixo temos os slides que analisamos sobre as transformações sociais e econômicas durante os séculos X ou XV, período conhecido como Baixa Idade Média. Nestes slides temos uma revisão sobre as características do feudalismo e como ele se transformou.
Vemos as inovações técnicas que geraram aumento de produção e população. E ainda como estes excedentes acabaram estimulando o comércio e a circulação monetária, fato que ficou conhecido como Renascimento Comercial. As feiras medievais, locais de trocas comerciais e culturais, tornaram-se importantes. Da mesma forma, muitas cidades se renovaram, renascendo também a importância do meio urbano. Um novo grupo social urbano se destaca, com atividades variadas como o comércio e atividades bancárias: a burguesia. As cidades modificam, portanto, a estrutura da sociedade medieval, acrescentando novos grupos como os burgueses e possibilitando maior mobilidade social. A nobreza continua hereditária, porém, muitos servos puderam se tornar trabalhadores livres e até mesmo burgueses. Outro fato fundamental foram as Cruzadas que, apesar dos seus objetivos e motivações econômicas, também foram importantes para conquista de territórios e pontos comerciais. Um destaque neste sentido é o comércio dos europeus principalmente dos burgueses italianos) com as especiarias orientais pelo Mar Mediterrâneo, algo favorecido pelas cruzadas. Uma observação importante é que neste nos últimos slides temos as caracterítiscas e consequências da Peste Negra. Cheguei a falar com vocês sobre isto, mas como não nos aprofundamos, este tema não vai cair na 1ª certificação. 

2 comentários:

  1. prof sobre a história em quadrinhos será que eu posso fazer por exemplo uma professora dando uma matéria de feudalismo explicando como era o feudo a sua autossuficiensia

    ResponderExcluir
  2. Professora Carol,
    eu não fui pra escola no sabado,maseu li a postagem do blog para não ficar de fora da matéria.

    ResponderExcluir

comentem, perguntem, participem