domingo, 27 de março de 2011

JOGO AO LINE SOBRE IDADE MÉDIA

Olá queridíssimos,
e aí, curtindo o domingão? Tudo de bom!!!
No sábado, Gustavo e Ricardo da turma 703 me mostraram um jogo on line muito maneiro sobre Idade Média: Tribal wars (http://www.tribalwars.com.br/). Você é um nobre cavaleiro medieval e deve construir e proteger uma aldeia. Outros cavaleiros com aldeias maiores podem atacá-lo e por isto é preciso construir um forte castelo e manter sempre bem guardada a fronteira. O jogo não aprofunda muito nas questões sócio-econômicas e políticas que discutimos em aula, mas é uma boa diversão ambientada no mesmo período. E o melhor: é de grátis!!!!
Bonzão, né? Divirtam-se!
Beijocas

sábado, 26 de março de 2011

DICAS PARA A ATIVIDADE!!!!

Olá queridos,



Nossa aula de sábado acabou e espero que vocês tenham gostado da atividade. Alguns conseguiram terminar ainda em aula, mas outros muitos ficaram de terminar em casa. Os que faltaram também serão avisados das atividades. Para estes, aqui vão algumas dicas:

Para responder a atividade número 1, vale a pena dar uma lida nos primeiros parágrafos da página 106. 
Já a número 2 , você encontra no início da 108.
Para responder a letra D do desafio do DOC 1 da página 112, você precisa pesquisar o que siginifica peregrinação.
É isto!

sexta-feira, 25 de março de 2011

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Olá queridos,
Esta postagem contém atividades sobre o período da Baixa Idade Média que faremos nas aulas de sábado dia 25 de março. Portanto, caso você a veja antes desta data, esqueça-a imediatamenteo...risos. Brincadeirinha, é que faremos estes exercícios nas aulas de sábado no laboratório de informática, portanto não tem muita graça que você veja ou faça antes, certo? Combinado. Aqui vai o link com os exercícios que devem ser respondidos em seu caderno.
https://docs.google.com/document/d/1jIYC8p2rnte7nsuSYVO2aOPzaszJO5_rLgUJoUbCe1c/edit?hl=pt_BR&authkey=CPbi5bQB




Beijocas gordas
Euzinha

terça-feira, 22 de março de 2011

Curiosidades sobre cotidiano medieval

Olá amorecos,
achei este texto num site e tenho certeza de que muitos de vocês vão gostar e ficar tão chocados como o amiguinho ao lado. A princípio vocês vão achar um tanto quanto desagradável, pois vivemos num momento histórico que valoriza a higiene. Mas temos que entender que durante a Idade Média a lógica era outra e muitas das práticas consideradas por nós como absurdas, eram tidas como normais para a época. Lembra do anacronismo? Pois é, vamos evitá-lo. No entanto, tenho certeza de que este texto vai ser divertido. Boa leitura. O site é http://comunidade.sol.pt/blogs/xxi/archive/2007/04/29/CURIOSIDADES-DA-IDADE-M_C900_DIA.aspx
Beijocas

Sobre trabalho em grupo

Meus queridos,
temos tido alguns problemas em relação ao nosso trabalho. Juro que pensei que o maior problema seria como fazer o trabalho, mas infelizmente, tenho visto que a maior dificuldade de vocês é formar o trio!!! Que absurdo. Andei abrindo exceções, quando necessárias para trabalhos em quarteto, principalmente em casos de dificuldade de formação e conclusão dos grupos. Porém, o trabalho é necessáriamente coletivo, portanto, fazer sozinho está fora de cogitação. No sábado estarei com vocês e veremos melhor esta questão apontada por uma aluna da 702 sobre exclusão dentro do próprio grupo. Temos que aprender a incluir e não excluir, certo? Conversaremos sábado!
Ah, já ia me esquecendo. Criei um email só para nossa comunicação, tá? Anota aí carolambar@gmail.com
Qualquer problema mande um gmail pra mim. Este email pode também ser usado para enviar trabalhos que não possam ser impressos, ou seja, que foram feitos em vídeo ou tenham recursos de audio.
Beijos

segunda-feira, 21 de março de 2011

Sobre formas de fazer o trabalho

Queridos,
a aluna Georgya perguntou sobre as possíveis formas de se fazer o trabalho em trio sobre feudalismo. resolvi então publicar minha resposta a todos, caso seja dúvida de outro aluno. Vocês podem fazer conforme a criatividade de vocês permitirem. Pode ser uma HQ tradicional desenhada, pode fazer com os recursos gráficos da internet, corte colagem de personagens, continuação da HQ do 6º ano (lembram?) com as fotos de vocês, vídeo montagem, enfim, conforme convier. O que preciso é que o trabalho final esteja impresso ou gravado e entregue a mim até dia 12 de abril. Caso entreguem o trabalho gravado em CD, certifiquem-se de que a gravação ficou boa, certo?
Beijocas e até amanhã